A aveia é um excelente exemplo de alimento funcional acessível. Rica em fibras, especialmente a betaglucana (fibra solúvel que apresenta efeitos positivos para o organismo), a aveia ajuda a reduzir o colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ela promove a saciedade, o que pode ser útil para quem está tentando controlar o peso. Temos um artigo sobre a Aveia do Dia Seguinte, uma receita super saudável e prática pro seu café da manhã, clicando no link da imagem abaixo:

O iogurte natural é uma fonte rica de probióticos, que são bactérias benéficas para a saúde intestinal. Manter uma microbiota intestinal saudável está associado a uma melhor digestão, fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo a melhora do humor. Ao escolher um iogurte, opte por versões integrais ou desnatadas e sem adição de açúcar.
As sementes de chia são verdadeiras potências nutricionais. Elas são ricas em fibras, ômega-3, proteínas e vários micronutrientes como cálcio e magnésio. A chia ajuda na digestão, promove a sensação de saciedade e pode ser facilmente adicionada a sucos, iogurtes ou saladas. É interessante adicionar a chia já hidratada às receitas, para que você consiga consumi-la de maneira mais adequada. Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de chá da semente e deixe de molho por 30 minutos! A semente fica com uma consistência de gel.

O feijão é uma fonte acessível e excelente de proteínas vegetais, fibras e vários nutrientes como ferro e potássio. Consumir feijão regularmente pode ajudar a melhorar a saúde do coração, manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e promover uma digestão saudável. Experimente variar entre os tipos de grãos de acordo com o clima, como uma boa sopa de feijão carioca no friozinho ou uma salada refrescante de feijão fradinho nos dias de calor!
O brócolis é um vegetal rico em vitaminas C e K, fibras e compostos bioativos que ajudam a reduzir a inflamação e proteger contra certos tipos de câncer. Além disso, o brócolis pode ser utilizado em uma variedade de pratos, tanto complementando carboidratos como arroz e macarrão como preparações mais elaboradas e nutritivas como panquecas e suflês.

O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele pode ajudar a aliviar náuseas, reduzir dores musculares e melhorar a digestão. O gengibre é econômico, rende bem e pode ser adicionado a chás, sucos, além de combinar muito bem com receitas utilizando frango e abóbora, por exemplo. Experimente utilizar ralado junto ao tempero de alho e cebola tradicional e você vai se surpreender!
A cenoura é rica em betacaroteno, pigmento antioxidante que o corpo converte em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e do sistema imunológico. Além disso, as cenouras são baratas e podem ser consumidas de diversas formas, desde cruas em saladas até cozidas em sopas e pratos quentes.
Incorporar alimentos funcionais na dieta não precisa ser caro.. A chave é variar os alimentos e incluí-los regularmente nas refeições diárias, garantindo assim uma dieta equilibrada e nutritiva. Coloque eles agora mesmo na sua lista de compras e depois conta pra gente!